Como assim já passou dos dois anos e ainda não desfraldou?

Essa é a bola da vez, de repente aquele ato que é pessoal e intimo só porque é criança vira assunto de interesse público e todo mundo sabe opinar sobre.

Alguém pode ter a bondade de me explicar que pressa é essa que esse povo tem?

Dois anos e um dia e ainda usando fraldas é porque alguma coisa está errado. Já lasca logo um rótulo na testa “ATRASADO”.

Luca fez dois anos no dia 28 de junho, desde então eu passei a ser bombardeada por todos os lados com essa questão, já disse muitas vezes que considero os americanos menos pitaqueiros que os brasileiros, mas me parece que quando o assunto é o desfralde eles estão preocupadíssimos com a concorrência. “E o Oscar de pitaqueiro na categoria desfralde vai para…”

Já não aguentando mais tanto mimimi, achei melhor procurar saber a respeito, mesmo não fazendo a menor questão de debater com nenhum pitaquiero as opções que faço na criação do meu filho, eu sempre soube e respondia que seria no tempo dele, mas senti que era necessário ler e pensar a respeito, e depois de ler e conversar sobre o assunto hoje tenho algumas informações legais para dividir com vocês.

O desfralde só vai acontecer quando eles tiverem prontos psíquica e fisicamente, não somos nós quem determinamos o momento, nem a escola e muito menos os que gostam de opinar sobre a vida alheia .

Os bebês nascem totalmente dependente e vulneráveis, e é durante os primeiros anos de vida eles aprendem, se desenvolvem e fazem as maiores descobertas de suas vidas. Para nós adultos o simples fato de se sentar no vaso sanitário e fazer xixi é a coisa mais banal do planeta, no entanto a gente precisa se lembrar que para eles é algo totalmente novo que requer um esforço absurdo. E é preciso que estejam preparados para tal feito. e quando esse momento chegar eles começam a dar os sinais, isso quer dizer que a gente não precisa bancar a adivinha, é só estar atenta aos sinais.

Sinais fisicos:

Anda com firmeza, corre e é capaz de pular tirando os dois pés do chão.

Consegue acumular bastante xixi, quando faz é em quantidade razoável e não de pouquinho em pouquinho.

O cocô já é mais sólido e evacua em horários mais ou menos previsíveis.

Fica com a fralda seca por pelo menos algumas horas, o que mostra que os músculos da bexiga já são capazes de segurar o xixi.

Ali por baixo quem fica responsável por sustentar o nosso corpo e os nossos orgãos e uma junção de musculos que vai da uretra até o ânus chamada de assoalho pélvico, são esses musculos que no final da gestação relaxam (já se preparando para o trabalho de parto) esse é motivo dos desagradáveis escapes de xixi que acomete a maioria das grávidas. Portanto se essa criança ainda não tem essa musculatura bem desenvolvida não adianta insistir poque por mais que ela realmente tente e se esforce é fisicamente incapaz de controlar o xixi e o cocô.

E o que é que o pular e o correr tem a ver com isso? Tem tudo a ver, o pular e o correr dependem de uma capacidade muscular bem ali próxima da região do controle de esfincter. Então se os musculos já se desenvolveram o suficiente a ponto de desenvolver essa habilidade esse é um sinal bem importante de que ele já tem a capacidade muscular para o desfralde.

 

Sinais de comportamento

Se incomoda com a fralda suja ou molhada

Não apresenta resistência a sentar no vaso sanitário ou penico.

Consegue abaixar e levantar as calças.

Consegue ficar sentado na mesma posição por entre dois e cinco minutos.

Se interessa mais pelo assunto, fica curioso ao ver alguém usar o banheiro pergunta ou pede para ver.

 

Sinais Cognitivos

Consegue falar xixi e cocô (mesmo que não seja com essas palavras)

Entende que cada coisa tem  seu lugar na casa.

Consegue entender e se fazer entender que está com vontade de usar o banheio e conseguir segurar essa vontade por alguns minutos.

 

A média é de que o desfralde ocorra entre 2 e 4 anos,o que convenhamos, é um tempão, claro que isso é só uma média, pode ser antes ou depois. O que mostra que não é necessário que seja no dia seguinte ao aniversário de 2 anos.

À medida que corpo e mente andam ali juntinhos e se influenciam tanto, de repente a criança ainda não está madura fisicamente, ou talvez trata-se de uma imaturidade psíquica, só vale lembrar que ambas são legítimas e nenhuma delas é frescura ou sacanagem com a mamãe.

E ai, o que eu faço? Espera ué, vai chegar o momento que a sua criança vai estar pronta. Vamos observando os sinais, comprando livinhos ilustrados sobre o assunto, comprando calcinhas ou cuecas fofas, deixando um pinico sempre a vista. E o mais importante respeitar o tempo dele, deixar a ansiedade de lado e lembrar que ninguém é igual a ninguém e que cada um tem o seu tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

One Reply to “Como assim já passou dos dois anos e ainda não desfraldou?”

  1. Muito boa!

Comentários fechados.