12 Dicas que facilitarão a sua jornada como pais.

Na minha incansável busca por leituras que acrescente nos cuidado e na difícil arte de educar me deparei com a educadora Rachel Ross, ela é professora na escola Waldorf de Nova York, PHD em dificuldades de aprendizagem e coordenadora de diversos cursos de formação nos EUA, Canadá e Espanha.

Encontrei comentários incríveis sobre os livros escritos por ela, mas ainda não tive a oportunidade de ler todo, mas li alguns trechos do Guia de Suporte para os pais (Adventures in parenting: a support guide for parents) e assisti alguns videos de workshops que ela promove para pais, e gostei bastante. Nesse vídeo ela fala das 12 dicas para serem aplicadas no nosso dia a dia, e são essas dicas que eu quero dividir aqui com vocês:

1 – O número um fala da culpa que nos acompanha desde a gravidez: Para sermos melhores pais, devemos nos livrar da culpa, ou ao menos tentar. Amar e perdoar, sempre. Sinta-se livre para voltar a trás.

2 – Tudo bem se você ficar nervoso(a), sinceridade sempre. Não tente esconder os seus sentimentos, a sua criança sabe o que você está sentindo, não tente fingir, é em vão.

3 – Nossos filhos são como esponjas, elas absorvem tudo. Eles escutam tudo, e vão reproduzir. Portanto, se não quiser que seus filhos repitam todos os seus defeitos, muito cuidado com o que fala na presença deles.

4 – A noite que a criança teve, vai determinar como será o seu dia. A rotina do sono é muito importante, esquematize uma rotina e respeite os horários da criança.

5 – Não é necessário que expliquemos muito, as crianças não precisam saber de tudo o que está acontecendo. Eles só precisam saber que você está no controle da situação.

6 – Não converse com seu filho como se ele fosse um adulto, perguntas como: “Como você se sente? O que você prefere?”só vai estressar mais o seu filho, crianças menores de cinco anos ainda não tem essa consciência formada e eles não conseguem responder esse tipo de pergunta. Mas são capazes de entender muito bem várias outras. Se você mandar ele arrumar o quarto, ele ainda tem compreensão e nem habilidade para isso, mas se você pontuar as atividades como guardar os sapatos, ou arrumar a cama ele já será capaz de executar.

7 – Recentes pesquisas mostram que a região do cérebro ligada a escrita a mão é muito maior do que a parte que usamos para escrever digitando. Por isso estimule o seu pequeno a escrever a mão, desenhar e pintar.

8 – Pare e escute a sua criança. Sempre existe uma razão pelo modo de agir de cada criança, é nossa função descobrir qual é o motivo, a gente tem que entender o que está por trás do que está acontecendo.

9 – O controle é relacionado com o medo. Então relaxa. Permita-se cometer erros, todos nós erramos. Paciência com a sua criança e com si próprio.

10 – Os pais são os primeiros professores na vida de um filho. Entenda que o seu papel em primeiro lugar é educar, brincar e agradar estão em segundo plano.

11 – Você fez tudo errado hoje? Não esquenta, amanhã é outro dia, e esse pequeno te ama.

12 – E o mais legal e importante de todas as dicas. Ouça as suas memórias da infância. Repita todas as suas memórias boas e as negativas você pode refazer, mas agora é do seu jeito. Quando nos tornamos pais, nós temos a chance de reviver a nossa infância, não desperdice isso!

Educar é difícil pra todo mundo, somando uma dica aqui, uma orientação ali, faz com que a nossa jornada se torne mais leve, estamos todos juntos!

Termino com essa belíssima frase de Rubem Alves: “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu.”

 

2 Replies to “12 Dicas que facilitarão a sua jornada como pais.”

  1. Excelente dicas…
    Obrigada. 🙂

    1. Fico feliz que você tenha gostado!
      Beijos

Comentários fechados.