Todos os bebês tem que arrotar?

Após a publicação do post Comemorando Arrotos recebi muitos comentário e mensagens diretas, sobre esse assunto que faz parte do dia dia das mamães de recém nascido. Mesmo todo mundo conhecendo, ele gera muitas dúvidas, e poucas pessoas entendem como e porque ele ocorre. E sendo bem sincera, eu também tinha algumas dúvidas, mesmo eu sendo enfermeira precisei fazer uma pesquisa antes de escrever esse post. Quando o Luca recebeu alta da UTI neo natal, recebemos um treinamento das enfermeiras do Yale Hospital, que me ajudou bastante.

Porque os bebês arrotam?

Durante a alimentação os bebês tendem a engolir ar, o que gera a produção dos arrotos. os que são amamentados ao seio engolem menos ar comparado aos bebês que usam a mamadeira, isso devido a anatomia do seio que se encaixa perfeitamente a boca do bebê, o que não acontece com o bico da mamadeira.

Caso o bebê mame sem ingerir ar, não haverá a necessidade de arrotar, o difícil é saber se o bebê engoliu ar, ou não. Eu acredito que é impossível termos essa certeza.

Por isso devemos nos atentar para os sinais de desconforto durante a mamada:

Quando o bebê engole muito ar durante a alimentação ele pode se sentir satisfeito antes de ingerir a quantidade adequada de leite, e isso pode trazer desconforto e dor. Nesse caso, o arroto pode trazer grande alívio para o seu pequeno.

Todos os bebês precisam arrotar?

Não, porque não é sempre que o ar é ingerido, mas como não vamos  ter certeza dessa ingestão é importante que o bebê seja colocado na posição que favoreça esse arroto, por aproximadamente 15 minutos.

Alguns bebês podem arrotar de maneira silenciosa e você nem perceber.

Os bebês que mamam na mamadeira devem ter uma atenção especial, pois ingerem mais ar durante a mamada.

No momento que ele for mamar dê a mamadeira na posição mais ereta possível, mantenha a cabeça do bebê bem mais elevada que o resto do corpo.

Preste bastante atenção para que o bico fique sempre completamente cheio de leite, sem espaço para o ar. Incline bem a mamadeira.

Utilize bicos adequados para a idade da criança, quanto menor o furo, mais esforço ele fará para sugar eisso  pode ajudar a ingerir menos ar.

Hoje no mercado temos diversos tipos de mamadeiras que ajudam na questão da ingestão de ar (papo para outro post).

Esse é um vídeo da primeira vez que eu pude oferecer a mamadeira ao Luca, ainda na UTI neonatal, e eu tinha uma enferemeira me auxiliando a posição correta para alimentá-lo e colocá-lo para arrotar.

Assistam e aproveite e se inscrevam no canal Mãe de Hoje, que em breve teremos mais videos informativos para o mundo das mamães.

Dicas:
  •  Se o seu  bebê está mamando de maneira tranquila, não é necessário interromper a mamada. Deixe para arrotar  no final.
  • Pode ser que ele consiga mamar um pouco mais depois do arroto.
  • O bebê precisa estar sempre em uma posição vertical depois da mamada, tapinhas leves nas costam podem ajudar na mobilizização desse ar.
 Não existe uma regra que diga que o seu bebê tem que arrotar depois de cada mamada. Alguns bebês arrotam bastante. Já outros quase nunca arrotam.